Projeto Carbono


Segue abaixo todos que de alguma forma participam do projeto.


Comunidade Terapêutica Nova Esperança


Segundo a federação brasileira de comunidades terapêuticas, uma comunidade terapêutica é um ambiente residencial protegido, técnica e eticamente orientado cujo principal instrumento terapêutico é a convivência entre os pares. Seu objetivo é recuperar os internos resgatando sua cidadania, buscando sua reabilitação física e psicológica, e a reinserção social. Nela deve haver uma participação ativa dos internos na própria terapia e, dentro de limites, no governo da Comunidade. Nesse projeto, está incluída uma comunidade localizada em Chapadão do Sul, MS, chamada Comunidade Terapêutica Nova Esperança.

A Comunidade Terapêutica Nova Esperança localizada em Chapadão do Sul, MS, é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, destinada à recuperação de dependentes químicos e/ou alcoólatras que através de seu programa terapêutico proporciona o atendimento de recuperação e tratamento de até 35 pessoas em regime de internato gratuitamente.

A entidade utiliza a produção de mudas nativas como laborterapia com potencial terapêutico de grande valia às pessoas em tratamento. Tal atividade ainda proporciona retorno financeiro para a manutenção dos mesmos com a comercialização das mudas. A Comunidade Terapêutica tem o potencial de produção de 50.000 mudas ao ano. A parceria da Oréades com a Comunidade Terapêutica Nova Esperança teve inicio em 2005 com a implantação de um viveiro de mudas. Essa comunidade foi beneficiada pelo Projeto Carbono no Corredor de Biodiversidade Emas Taquari em função da importância social de suas ações,

Dentre as pessoas em tratamento encontram-se jovens e adultos apenas do sexo masculino, de diferentes etnias e em processo de desintoxicação. São pessoas que estão fora do mercado de trabalho e sem qualificação profissional. Muitos destes são de outras regiões do Brasil, pessoas que perderam seus vínculos sociais e encontram-se em condições de indigência. Além das atividades com as pessoas em tratamento, a entidade promove ações de capacitação com atores locais sobre coleta de sementes e produção de mudas, ações sobre sensibilização ambiental e outras atividades.

Durante a execução do projeto a Comunidade Terapêutica Nova Esperança irá participar da produção de mudas nativas do Cerrado, onde o recurso gerado pela venda será aplicado na recuperação de um número maior dependentes químicos.