Projeto Carbono


Segue abaixo todos que de alguma forma participam do projeto.


Histórico


O Projeto de Seqüestro de Carbono no Corredor de Biodiversidade Emas Taquari, conta também com a participação efetiva de quatro produtores rurais, os quais residem na região há mais de 15 anos.

A relação da Oreades com esses produtores começou em 2003, com o “Projeto Resgate de Reservas do Cerrado”. Este projeto teve como objetivo planejar e orientar os produtores rurais a reduzir as ameaças e pressões sobre a biodiversidade, colaborando na mitigação dos problemas ambientais da região, buscando conciliar a preservação e a conservação ambiental com produção agrícola e pecuária.

Assim, a Oréades Núcleo de Geoprocessamento vem durante os últimos 7 anos trabalhando com os empresários rurais, ajudando-os na regularização do passivo ambiental existente nas propriedades. A abordagem participativa na busca de soluções tem rompido com antigos paradigmas locais, alinhando, em um só trabalho o setor privado, proprietários rurais e ONGs ambientalistas.

Esse trabalho conjunto tem propiciado a identificação de soluções para as exigências ambientais que busquem para a região, além dos ganhos econômicos, os sociais e ambientais. Destaca-se como um dos benefícios dos projetos anteriores o estreitamento do relacionamento da Oréades com empresários rurais o que possibilitou a parceria dos produtores no “Projeto Seqüestro de Carbono no Corredor de Biodiversidade Emas-Taquari”. Foi realizado em fevereiro de 2009, dando inicio às atividades do projeto, uma reunião com objetivo de apresentar a proposta do projeto aos proprietários de terra da região, sendo aos mesmos oferecidos uma participação espontânea no projeto.