Segue abaixo todos que de alguma forma participam do projeto.
Assentamento Formiguinha, Serra das Araras e Pouso Alegre
Assentamentos são imóveis rurais desapropriados e parcelados para alocação de famílias de agricultores sem-terra de modo a proporcionar a reinserção dessas ao processo rural produtivo que, através de créditos especiais, infraestrutura e assistência técnica alcancem sua viabilização e emancipação econômica. Para nesse projeto, foram incluídos os assentamentos: Serra das Araras, Pouso Alegre e Formiguinha. Os três assentamentos encontram-se em uma área contínua, havendo dessa forma uma proposta única de trabalho para os mesmos.
Esses assentamentos foram implantados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e estão localizados a 70 km da zona urbana do município de Mineiros, GO. São, no total, 50 famílias assentadas, vinculadas ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mineiros e à FETAEG3[1], que depois de passarem cinco anos acampados perto das rodovias da região, foram assentadas em novembro de 2005 numa área de 600 alqueires.
Os trabalhos da Oréades com essas famílias tiveram início em 2006, quando as famílias já se encontravam na área do assentamento, no entanto ainda não tinham suas parcelas definidas. A Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior, em parceria com a Prefeitura de Mineiros, Agência Rural e Oréades, realizou um programa de capacitação para os assentados com os temas saúde, meio ambiente e produção. Em 2008, a Oréades aplicou recursos oriundos do Citi Bank na capacitação dessas famílias para o planejamento da propriedade, capacitação para coleta e armazenamento de sementes e produção de mudas.
As principais atividades econômicas dos assentamentos beneficiados estão relacionadas à agricultura familiar como: produção leiteira, cultivo de arroz, feijão, hortaliças, mandioca, cana-de-açúcar e criação de bovinos, suínos, aves e eqüinos. Existem ainda cinco famílias que não têm nenhuma fonte de renda, pois suas áreas não podem ser desmatadas para aproveitamento econômico. Entre as famílias assentadas, 10 já comercializam a semente do baru (Dipteryx alata) gerando uma renda extra para as mesmas.
Enquanto infraestrutura, os assentados contam com uma escola municipal apenas. Não há serviço de abastecimento de energia elétrica ou água, sendo este último recurso capturado in loco nas nascentes e córregos locais.
Sobre a situação fundiária, as famílias dos assentamentos Serra das Araras, Formiguinha e Pouso Alegre possuem o direito de posse de suas glebas concedido pelo INCRA.
A região dos assentamentos é rica em recursos hídricos. Na área dos assentamentos existe grande quantidade de espécies frutíferas do cerrado tais como: mangaba, cajuzinho do campo, goiabinha, murici, maminha de cadela, pequi, baru etc. Os assentados já fazem a coleta do baru, que é usado pelas famílias como incremento na alimentação na forma de paçocas. Ainda são vistos na região alguns animais típicos do Cerrado (queixadas, veados, onças).
Dos assentamentos, serão incluídas 25 famílias no projeto, que esperam diversificar suas atividades econômicas, aumentar a renda através da venda de sementes e mudas nativas do Cerrado, criar oportunidades locais para os mais jovens e mudar a visão que se tem hoje dos assentamentos que é de desmatadores para uma visão conservacionista.
Oficina de Diagnóstico dos Assentamentos
Capacitação para identificação de espécies nativas do Cerrado e coleta de sementes.