Projeto Carbono


Esta página contém notícias veiculadas na mídia sobre assuntos relacionados ao Projeto de Carbono no Corredor de Biodiversidade Emas Taquari. As matérias, transcritas na íntegra, são de inteira responsabilidade das fontes citadas.


Conservação Internacional Brasil - Projeto pioneiro vai absorver 207 mil toneladas de CO2

 

Iniciativa das ONGs Conservação Internacional e Oréades é o primeiro projeto de carbono florestal no Brasil a receber a certificação VCS, considerada a mais renomada do mundo para o mercado de carbono voluntário

Brasília, 21 de janeiro de 2011

O projeto de carbono no Corredor de Biodiversidade Emas-Taquari vai reflorestar com mudas nativas do Cerrado quase 600 hectares, removendo da atmosfera 206.114,60 toneladas de CO2 equivalente (um crédito de carbono equivale a uma tonelada de CO2 equivalente).

Um terço desses créditos já foi comprado pela empresa Natura Cosméticos S/A. O projeto acabou de receber a certificação do Voluntary Carbon Standard (VCS), reconhecida como uma das mais criteriosas no mundo em termos de padrões de mensuração de carbono. Além disso, o projeto foi certificado no padrão Climate, Community and Biodiversity (CCBS), o que significa que além de atender a critérios climáticos também produz benefícios à comunidade e à biodiversidade local. Neste último quesito, foi contemplado no nível gold, que significa ganhos excepcionais à biodiversidade.]

Localizado nos municípios de Mineiros (GO), Alcinópolis (MS), Costa Rica (MS) e Chapadão do Sul (MS), o projeto tem um raio de atuação de 200 km.  As áreas escolhidas são estratégicas para restaurar a conectividade de remanescentes de vegetação nativa entre o Parque Nacional de Emas e Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari.

Dessa maneira, serão formados corredores de biodiversidade ao longo do Corredor Central Emas Taquari, garantindo também a conservação de recursos hídricos, recuperação de passivos ambientais e a possibilidade de trocas genéticas da fauna e flora do Cerrado nessa área.

Para Renato Alves Moreira, da ONG Oréades, executora do projeto, foi por meio de parcerias, muita aprendizagem e estudo que essa proposta foi construída. “A iniciativa promoverá benefícios ao clima, à sociedade e à biodiversidade no Cerrado, compartilhando a riqueza de serviços ambientais desse bioma com todo o planeta”.

As parcerias foram feitas com comunidades locais de baixa renda. São 25 famílias de assentamentos e 20 famílias quilombolas, além de 35 pessoas de uma comunidade terapêutica para tratamento de ex-dependentes químicos.

Segundo Artur Paiva, coordenador de serviços ambientais da Conservação Internacional, esse projeto é uma mudança de paradigma na forma de desenvolvimento da região. “Essa era uma região de fronteira agrícola, que cresceu muito a partir de meados da década de 1980, com o tamanho médio das fazendas em torno de mil a dois mil hectares, onde todo o cerrado era derrubado para plantio. Com o projeto eles perceberam que podem fazer outro tipo de atividade em suas propriedades sem necessariamente destruir a mata nativa – sendo o grande benefício a eliminação do passivo ambiental”.

Segundo Artur, “as comunidades envolvidas têm a oportunidade de obter renda pela coleta de sementes, pela produção e venda de mudas e de outros produtos obtidos com as plantas preservadas do Cerrado, como a castanha do baru”.

Além das comunidades e de quatro proprietários rurais, o projeto também envolve instituições de pesquisas, as brigadas de incêndio do Parque Nacional de Emas e o batalhão do Corpo de Bombeiros, combatendo assim os incêndios florestais na região e promovendo a capacitação de professores da rede de ensino para a valorização do Cerrado.

Para Maurício Voivodic, secretário-executivo do Imaflora, instituição que fez a auditoria de certificação do projeto, esta é uma iniciativa de extrema relevância ambiental e social à medida que propõe restaurar áreas degradadas em parceria com populações de baixa renda. “Por ser o primeiro projeto no Brasil de carbono florestal a receber a certificação do VCS, ele abre portas para que outras iniciativas sejam feitas no país”.

Veja vídeo no youtube do trabalho de campo.

Fotos e mais informações para imprensa estão disponíveis na Conservação Internacional mediante solicitação.

Fonte: Conservação Internacional Brasil