Construindo cidadania

Em 2009, a Oréades Núcleo de Geoprocessamento foi contemplada pelaSeleção de Projetos - Cartão Instituto HSBC Solidariedade para promover ações de educação no bairro Taninho em Mineiros-GO.

O projeto Construindo Cidadania pretende em longo prazo contribuir para a melhor formação de crianças em risco social e familiar para que construam uma relação positiva com a escola e com o aprendizado e se tornem capazes de perceber o ambiente a sua volta e  de interferir positivamente na sua comunidade. O desenvolvimento de habilidades e competências, como a leitura e a escrita, são fundamentais para garantir a continuidade dos estudos e a construção da cidadania, tornando os beneficiados aptos a se envolver na solução dos problemas sócio-ambientais da sua cidade. Além do trabalho com crianças e jovens o projeto pretende fortalecer e empoderar a comunidade do bairro Taninho para que sejam capazes de perceber seus direitos e deveres enquanto pais e cidadãos. 

Serão realizadas as seguintes atividades:

  • 100 crianças e jovens inscritos no concurso de Redação em 2010;
  • 5 oficinas de leitura e escrita realizadas com 150 crianças, com duração total de 80 horas, no ano de 2010;
  • 4 cursos de internet realizados para 40 jovens do bairro, com duração total de 64 horas, em 2010;
  • 5 oficinas de Educação Ambiental realizadas em 2010 para 150 alunos, com duração total de 20 horas;
  • 3 cursos de viveiristas para a comunidade, num total de 40 pessoas e duração total de 30 horas;
  • 1 biblioteca itinerante com 300 livros infanto-juvenil funcionando em 2010 e 250 pessoas cadastradas para empréstimo dos livros;
  • 5 palestras sobre saúde e meio ambiente realizados em 2010 para no mínimo 200 moradores, com duração total de 12 horas;
  • 2 palestras sobre orientações pedagógicas, brinquedistas e contadores de história  realizados em 2010 para no mínimo 200 moradores, com duração total de 4 horas;
  • Uma proposta de arborização elaborada para o Bairro;

Atividades realizadas

1ª oficina - 16/03/2010

No dia 15 de março de 2010 foi realizada a primeira Oficina de Leitura na Escola Dom Bosco como ação do Projeto Construindo Cidadania.

A oficina de Escrita tem o objetivo de ampliar a capacidade de escrita e o gosto pela leitura, utilizando a seguinte metodologia:
-Leitura de obra literária: Direitos das crianças segundo Ruth Rocha.
-Propor temas para  produção de textos que abordem a realidade individual e coletiva das crianças.
- Acompanhar individualmente cada etapa da produção textual: início, meio e fim.
- Utilizar perguntas que orientem a organização das idéias.
Serão utilizados os seguintes  recursos: Literatura, folhas específicas para produção de texto, música e poesia.

1ª visita da Biblioteca Viajante do Cerrado - 24/03/2010

No dia 20 de março de 2010 aconteceu a primeira visita da Biblioteca Viajante do Cerrado no Bairro Taninho.

Neste evento foram emprestados 36 livros para adultos, jovens e crianças do bairro. Foi uma tarde de contar e ouvir histórias, brincar e se envolver com a leitura.

A Biblioteca Viajante estará de volta ao setor na segunda quinzena de abril. A data exata será confirmada mais adiante.

VEJA O ALBUM DE FOTOS DO EVENTO

CLIQUE AQUI

1º Curso de Informática - 19/04/2010

Do dia 5 a 9 de maio aconteceu o primeiro cursinho de informática para crianças do Setor Taninho. Atividade prevista no projeto CONSTRUINDO CIDADANIA em parceria com o HSBC Solidariedade.

Neste curso participaram 9 crianças, onde deram os primeiros passos no universo da informática e internet. Este foi o primeiro curso de um total de 4 programados para este ano.

O próximo será um intensivo para jovens que já manuseiam computadores, nos dias 15 e 16 de maio.

Confira fotos deste primeiro curso em nossa GALERIA de IMAGENS

2º Curso de Informática e Internet - 18/05/2010

Neste último fim de semana (15 e 16 de maio) aconteceu o cursinho para os jovens do Setor Taninho de Noções Básicas de Informática e Internet do Projeto CONSTRUINDO CIDADANIA em parceria com o HSBC Solidariedade.

Neste curso participaram 7 jovens que demonstraram muita empolgação ao manusear as os recursos de informática apresentados.

O curso tem o intuito de orientar os jovens a utilizar melhor as ferramentas encontradas nos computadores e principalmente na Internet.

Do dia 5 a 9 de maio aconteceu o primeiro cursinho de informática para crianças do Setor Taninho. Atividade prevista no projeto CONSTRUINDO CIDADANIA em parceria com o HSBC Solidariedade.