Vida Verde ao Cedro

PROJETO VIDA VERDE AO CEDRO
Oréades-FNMA-PPP

 O Projeto “Vida Verde ao Cedro” vem de encontro aos anseios da comunidade cedrina, em Mineiros, Goiás, que é Remanescente de Quilombos e luta para preservar suas características culturais. A comunidade busca manter e utilizar conhecimentos tradicionais para a produção de remédios a partir de plantas medicinais do Cerrado, doces caseiros de frutos do Cerrado e frutas tradicionais da região. Todavia, o modo de exploração destes recursos naturais está levando ao seu esgotamento e à degradação ambiental nas propriedades da Comunidade, acentuando um processo de desvalorização das terras e de ameaça às atividades tradicionais.

A proposta deste projeto é viabilizar apoio técnico para a que a comunidade inicie um programa piloto de avaliação, conscientização, elaboração e implantação de ações para a recuperação e manejo das áreas que explora para produção de medicamentos e doces tradicionais. A sustentabilidade da estratégia a ser construída depende da integração da comunidade, que ocorre através de atividades de planejamento e avaliação participativas, das ações de educação ambiental, do programa de capacitação em novas técnicas de cultivo e uso da terra, e da construção de um plano de negócios para comercialização dos produtos.

Curso de Elaboração de Projetos

Curso de Produção de mudas nativas em viveiro

Divulgação do Projeto e suas técnicas  no Bairro São João, em Mineiros, participando do movimento Salve a Matinha, organizado pela comunidade local.

Oficina feita em quintais de moradores do Bairro
Parceria com FIMES na coleta e análise de solo nas áreas do Cedro, realizada por alunos e moradores.

Reunião de planejamento e estudo da maquete de Comunidade

Plantio em área de proteção permanente, às margens do Rio Verde

Produção de Biofertilizante

Oficina de Artesanato

Mutirões em quitais da comunidade do Cedro