Viveiro de Mudas e Armazenamento de Sementes do Cerrado: Recuperação Ambiental como uma alternativa Econômica Sustentável”.
A fim de colaborar com o desenvolvimento sustentável do Cerrado, as ONG's Conservação Internacional e Oréades Núcleo de Geoprocessamento, com o apoio do Citi Bank e BUNGE implementaram no município de Mineiros-GO o projeto “ Viveiro de Mudas e Armazenamento de Sementes do Cerrado: Recuperação Ambiental como uma alternativa Econômica Sustentável”.
Neste local são armazenadas sementes e produzidas mudas de várias espécies nativas do Cerrado. Além de ser um espaço de estudos para conhecer as técnicas de produção de mudas e a fisiologia dessas espécies, já recebe a comunidade, grupos de estudantes e professores com interesse em conhecer sobre as espécies plantadas, os serviços ambientais realizados por essas espécies e o valor econômico do Bioma Cerrado.
O Viveiro tem capacidade para produzir 130 mil mudas nativas por ano, atualmente para recuperação de uma área consideramos que seja necessário 1111 mudas por hectare, assim as mudas produzidas no viveiro contribuirão para plantar 117 hectares/ano. As atividades do projeto serão realizadas com a participação da comunidade, onde pessoas e famílias serão capacitadas, para coleta de sementes, produção de mudas, valorização dos remanescentes de Cerrado que existem ou até mesmo árvores matrizes produtoras de sementes.
Mudas em tubetes
As inovações tecnológicas existentes atualmente possibilitam que as mudas sejam produzidas em tubetes, onde as mesmas antes só eram produzidas em sacos plásticos. O plantio em tubetes, possibilita uma maior rentabilidade, diminui mão de obra na produção e no plantio das mudas, usa-se menos insumos, facilita o transporte, diminuindo custos operacionais, maior quantidade de mudas produzida em um pequeno espaço.
É uma embalagem reciclável e permite a sua reutilização durante 5 anos. As mudas produzidas em tubetes tem um melhor enraizamento, o formato do tubete direciona as raízes das mudas no sentido vertical, possibilitando um melhor e rápido desenvolvimento das raízes quando plantadas.
As mudas produzidas no viveiro possuem um único fim, o repovoamento da região com espécies nativas do Cerrado. As mesmas podem ser doadas, utilizadas em projetos específicos e comercializadas. Os recursos das vendas das mudas, serão convertidos para promover a missão da Oréades, sendo prioridade a aplicação dos mesmos para aumentar e manter a continuidade na produção de mudas de espécies nativas do Cerrado. |